quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

A mídia não representa a elite; ela é a elite













Selecione dois trechos da entrevista com o pesquisador Edgard Rebouças,ele é um dos coordenadores da Campanha Quem Financia a Baixaria é contra a Cidadania. Entrevista concedida ao Sindsep.


O senhor acha possível mudar foco das empresas de comunicação? Os jornais impressos são empresas privadas, mas as rádios e as TVs recebem concessões públicas. A sociedade não deveria participar mais das decisões?

Cabe a entidades como os sindicatos, as escolas, as igrejas pautarem este debate em suas atividades. Se formos esperar que os meios de comunicação ou que o governo coloquem isso em discussão não chegaremos a lugar nenhum.

Não seria o caso de a sociedade organizada construir mecanismos para uma comunicação contra-hegemônica? O MST já vem tentando, com seu núcleo de comunicação, quebrar essa hegemonia da grande imprensa.

Precisamos antes capacitar a sociedade para fazer comunicação. Foram séculos de comodismo só recebendo. Paradoxalmente, são as tecnologias, que sempre foram usadas como instrumento de opressão nas mãos das elites, que estão criando uma grande brecha desta resistência. Principalmente pelos sites com texto, áudio e vídeo, meios que até pouco tempo só eram usados empresas. Além dos grandes movimentos, como o MST, as centrais sindicais e as ONGs, acredito muito também na comunicação comunitária participativa; mais local.


Veja a entrevista na íntegra aqui

Um comentário:

Vanessa disse...

Muito bom o programa como ja te disse, mas qria deixar registrado aq!!!
To bem feliz q a rádio ta pegando aq! Estou escutando direto agora!

Eu tb acredito, aliás, soh acredito!!!

Bjão meu Bruxo...