segunda-feira, 24 de março de 2008

Soldados dos EUA mortos no Iraque somam 4 mil






Cinco anos depois da invasão dos Estados Unidos no Iraque, o número de soldados americanos mortos em solo iraquiano chega a 4 mil, segundo cálculos de um organismo independente e de militares dos EUA.

As baixas mais recentes adicionadas a esse resultado foram registradas ontem, quando quatro soldados acabaram mortos após o veículo em que estavam ser atingido por um dispositivo explosivo durante patrulhamento no sul de Bagdá.

Pelos dados do site do grupo humanitário independente icasualites.org, ao menos 29 mil soldados dos EUA terminaram feridos no Iraque.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, disse que o presidente George W. Bush ficou sabendo "com tristeza" desses números. O vice-presidente dos EUA, Dick Cheney, também lamentou as mortes de americanos ocorridas no Iraque.

Ao mesmo tempo, estimativa do Iraq Body Count, projeto que tenta estabelecer uma base de dados pública e independente de mortes de civis naquele país, dá conta de que mais de 80 mil civis iraquianos perderam suas vidas na guerra.

(Valor Online, com agências internacionais)

Um comentário:

GABRIEL SOUZA XAVIER disse...

Tchê! Meu véio. Já fiz um link do teu blog lá no meu. Link especial.